sábado, 3 de agosto de 2013

O professor no Atendimento Educacional Especializado – AEE

Na construção de um sistema educacional inclusivo o Atendimento Educacional Especializado - AEE, é uma das inovações trazidas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008).
No trabalho do AEE, o professor exerce um papel importante na construção do conhecimento do aluno. O aluno com deficiência constrói conhecimentos exercitando sua atividade cognitiva que é estimulada pela intervenção intencional desse professor. A gestão dos processos de aprendizagem consiste na organização de situações de aprendizagem nos espaços das Salas de Recurso Multifuncional, bem como na interlocução com o professor do ensino comum.
A ação do professor na sala de RM deve centrar-se na atenção aos aspectos que podem potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno com deficiência, objetivando também eliminar as barreiras que dificultam a aprendizagem desse aluno. Para potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno com deficiência, o professor poderá usar recursos de baixa e alta tecnologia, selecionar e produzir materiais.
Assim o Atendimento Educacional Especializado – AEE tem por objetivo ampliar o ponto de partida e de chegada do aluno em relação ao seu conhecimento. Não se atém a solucionar os obstáculos da deficiência, mas criar outras formas de interação, de acessar o conhecimento particular e pessoal. É de caráter educacional, mas ao contrário da escola que trabalha o saber universal, o AEE trabalha com o saber particular do aluno, aquilo que traz de casa, de suas convicções visando propiciar uma relação com o saber diferente do que possui ampliar sua autonomia pessoal, garantir outras formas de acesso ao conhecimento como por exemplo, uso de tecnologia, uso de diferentes estratégias de pensamento, entre outros.

A partir da apuração do estudo de caso, através de entrevistas com o docente da escola comum, dos familiares, das observações na dependência da escola, importantes para detectar as necessidades e dificuldades no seu processo de ensino e aprendizagem. Faz-se um Plano de Atendimento Educacional Especializado. No Plano de AEE serão oferecidas propostas a serem desenvolvidas com o aluno, organização do atendimento, material a se trabalhado, produtos a serem produzidos e adquiridos, sugestão para a avaliação dos resultados e reestruturação do plano que possa apontar novas parcerias, segundo suas capacidades, como também o tempo estimado que passe na sala de RM. Esse atendimento tem funções próprias do ensino especial, as quais não se destinam a substituir o ensino comum e nem mesmo a fazer adaptações aos currículos. Também vale lembrar que o AEE não é um reforço escolar, e que o professor acompanhe a trajetória acadêmica de seus alunos para que o mesmo atue com autonomia na escola e em outros espaços de sua vida social.

5 comentários:

  1. Rosemary, o seu texto contemplou muito bem o conteúdo sobre o AEE. Foi bastante relevante quando pontuo a necessidade da comunicação do professor do AEE com o professor do ensino regular. Essa ligação é complementar para o desenvolvimento das atividades propostas e do atendimento do aluno atendido.

    ResponderExcluir
  2. Rosemary, importantes colocações que você faz quando se refere ao profissionaldo AEE que exerce um trabalho de caráter educacional , através do saber particular do aluno com a finalidade de ampliar sua autonomia pessoal.

    ResponderExcluir
  3. Rosemary seu texto mostrou a importância do professor do AEE para a efetivação do educando com NEE. O atendimento ocorre de maneira particularizada, facilitando a identificação da dificuldade e sua intervenção efetiva. Este procedimento é de grande valia para a compreensão e posterior acompanhamento.

    ResponderExcluir
  4. Rosemary, seu texto é rico em informações e destaca pontos de extrema relevância, tais como, a integração entre docentes do AEE e do Ensino Regular, e a contribuição do profissional do AEE no desenvolvimento e potencialização do aluno, visando a superação de obstáculos e barreiras que impedem a progressão e evolução do aprendizado no dia a dia. Xero, Katiçuane Peixoto.

    ResponderExcluir
  5. Rosemary, seu texto está muito bom, pois, explicita: o trabalho do AEE,a ação do professor na SRM,o objetivo do AEE e por fim fala muito bem da importância do estudo de caso.

    ResponderExcluir