TESOURA MOLA
Muitas são as dificuldades que
distanciam as pessoas com deficiência do acesso à educação e de uma vida de
inclusão. É nesta questão que atua a chamada tecnologia assistida.
Assim a tesoura mola, que é uma tesoura sem ponta adaptada com
mola e arame revestido, é um recurso da tecnologia assistida, utilizada para melhorar as habilidades motoras dos indivíduos com
deficiência física, com possibilidade de ajuste para resistir a pressão para mão
direita ou esquerda. É usada para treino de corte e recorte de papel, o efeito mola
tornar mais fácil a abertura da tesoura com pouco uso de força.
A mesma facilita a
coordenação, uma vez que a tesoura praticamente mantém-se aberta, como também o
aprendizado, Possibilitando ao aluno sua
autonomia e participação nas atividades pedagógicas juntamente com os colegas
de turma. Ou seja, fazendo com que ele
realize tarefas como as de seus colegas, sendo assim a tesoura mola será o meio
pelo qual esse aluno possa fazer do seu jeito e assim ele se tornará protagonista
de sua história, ativo no seu processo de desenvolvimento e aquisição de
conhecimentos.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação
Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação
Inclusiva. Inclusão: revista da educação especial, v. 4, n 1, janeiro/junho
2008. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
MACHADO, Rosângela. Educação especial na escola
inclusiva: políticas, paradigmas e práticas. São Paulo: Cortez, 2009.
http://www.aee2010.ufc.br/aee/cursos/diretorio/leituras_211_23///AEE_DF_1aS_2007_AEE_-_Deficiencia_Fisica.pdf
Rosemary, esse recurso que você escolheu é bastante interessante e ao mesmo tempo muito importante e desafiador para criança e adulto que possui dificuldade motora.
ResponderExcluirDestacando ainda, que a Tesoura Mola posiciona e facilitará o manuseio que com paciência, esforço, dedicação e tentativas consegue proporcionar novas formas de trabalhar.
Parabéns pela escolha.
Um abraço!
Lindinalva.
Rosemary, esse recurso que você destaca possibilita ao aluno com deficiência realizar trabalhos que necessitem do uso da tesoura adaptada, possibilitando-o participar das atividades de recorte e colagem junto aos demais colegas de forma integrada e colaborativa.
ResponderExcluirUma ótima escolha.
Abraços,
Lena Amaral.