DOMINÓ METADES
O Dominó Metades é um jogo composto de 28 peças
em MDF, com metades de animais para serem unidas. O dominó pode ser utilizado tradicionalmente,
ou seja, as peças distribuídas entre os participantes. Após a colocação da
primeira peça, cada participante na sua vez, tentará colocar uma peça que se
encaixe com a anterior, montando o animal.
O mesmo pode ser usado pelo professor do
AEE uma vez que é um jogo de percepção visual e orientação espacial que
estimula a criança com DI a reconhecer e montar os animais conhecidos, como também
conhecer outros animais pela imagem a partir da junção de duas peças.
Incentivar as crianças a reconhecer as
figuras e dizer seus nomes, propor que invente uma historia envolvendo algum
dos animais, conversar e perguntar sobre o animal através de questões, como:
·
Onde Vive?
·
Do que se alimenta?
·
Como é sua voz?
·
Vamos imitar?
·
Que cor ele tem?
·
Qual é seu tamanho real?
·
Pode esse animal viver em casa?
·
Tem asas, tem pelos ou penas? Entre outras.
São
algumas das intervenções que a professora do AEE pode fazer para estimular o
aluno a falar e interagir com o jogo, bem como para a aprendizagem sobre os
animais de uma forma lúdica.
Rosemary Lins
Wanderley de Barros
17/10/2013
Fonte:
Fonte:
portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html
Rosemary:
ResponderExcluirMuito bom esse jogo que você escolheu. Uso sempre Dominó nos atendimentos do AEE e gostei bastante das alternativas que você ofereceu, através da enquete de perguntas. Como as crianças reagem a esse jogo?? Elas gostam?
Parabéns pela postagem.
Abraços, Lena.
Sim Lena as crianças gostam e interagem com o jogo. Uma das escolas que atuo como professora itinerante realizou um passeio ao Zoológico e um aluno DI que acompanho relatou, na brincadeira com o dominó, que o elefante é muito grande, o macaco vive pulando e criou uma historia sobre os dois animais.
ExcluirBeijos. Rosemary
Rosemary, o jogo de dominó que você escolheu é muito interessante para trabalhar com as crianças e adultos na Sala de Recursos Multifuncionais porque ele promove atenção, concentração e interesse de encontrar as partes para completar os animais. Como também estimular a linguagem oral por meio de reconto ou experiência da vida do estudante. A sua sugestão também é ótima.
ResponderExcluirParabéns!
Lindinalva
Nossa Rose que jogo legal, amei de verdade, quero um desse! Ele estimula o raciocínio lógico do estudante com DI, é desfiador e estimulante, muito interessante as abordagens que você apontou e com os quais podemos fazer inferência durante a atividade!
ResponderExcluir