Segundo Bez (2014) o Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode
ser percebido desde a primeira infância e esse distúrbio possui dois domínios:
sociais/déficits de comunicação, interesses fixados e comportamento
repetitivos.
Pensando em facilitar e melhorar o apoio
pedagógico e a interação da criança com autismo o “MÉTODO TEACCH” proporciona atividades simples que podem ser criadas com material
diversos, adaptando conforme a necessidade de cada
educando, provocando assim inúmeros benefícios
nas áreas de linguagem, comportamento, comunicação e habilidades escolares.
A atividade proposta é trabalhar relação
número/quantidade de 1 a 5 com crianças com TEA de
quatro anos em SRM, utilizando o Teacch. Primeiramente mostrar o numeral e
falar o nome dele, depois contar utilizando a figura e também as mãos, e por último solicitar
ao aluno que preenchas os espaços utilizando matérias concretos disponíveis (pegadores,
números de papel plastificados e tampinhas de garrafas pet) relacionando número à
quantidade.
Conforme as figuras abaixo:
Cabe ao professor do AEE utilizar métodos
visuais concretos para ensinar conceitos numéricos, explorar a
atividade conforme o nível do aluno. Se o mesmo ainda não conhece os números,
entregue cada número na mão dele ajudando a colocar no local indicado e falando o nome, relacionando assim, o
número com a quantidade. A ideia é que as crianças consigam aprender de
um modo divertido, pois os jogos constituem um
recurso privilegiado para a aprendizagem e, quando bem utilizados, ampliam
possibilidades de compreensão através de experiências significativas, e utilizar
material concreto e lúdico facilita na aprendizagem do aluno com autismo.
Referências:
BEZ. Maria Rosangela. Linguagem e
Comunicação. In: Curso de Atendimento Educacional Especializado. Disciplina:
AEE E TGD. 2014.
___________________ Comunicação
Alternativa e TEA. In: Curso de Atendimento Educacional Especializado.
Disciplina: AEE E TGD. 2014.
____________________ Recursos
Tecnológicos de Apoio para
TEA. Curso de AEE - UFC.
Disciplina: AEE E TGD. 2014.
Parabéns Rosemary!!! Além de ser a primeira da turma a postar, seu texto está bem escrito e contém os elementos essenciais acerca dessa tecnologia em prol do desenvolvimento das pessoas com autismo. Adorei !!!
ResponderExcluirRosemary, o “MÉTODO TEACCH” é bastante interessante para trabalhar a interação do aluno com autismo. Além do mais é uma atividade simples que promove grande conhecimento e com material de fácil. Parabéns!
ResponderExcluirRosemary,muito bom seu texto sobre o uso do método TEACCH com crianças autistas. Você mostra como é possível trabalhar a relação número/quantidade de forma fácil, simples e accessível ao nível das crianças.
ResponderExcluirParabéns!!
Lena.
Muito bom teu texto e esse método nos mostra que a simplicidade surte efeito basta se ter criatividade e vontade para que o objetivo seja alcançado.Parabéns!!!!!!!!
ResponderExcluirAbraços, Katiçuane.
Olá Rosemary!
ResponderExcluirO material descrito está de acordo com o público a que se destina.
Abraços fraternais,
Waldenice