sexta-feira, 30 de maio de 2014

Trabalhar relação número/quantidade utilizando o TEACCH



Segundo Bez (2014) o Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser percebido desde a primeira infância e esse distúrbio possui dois domínios: sociais/déficits de comunicação, interesses fixados e comportamento repetitivos.

Pensando em facilitar e melhorar o apoio pedagógico e a interação da criança com autismo o “MÉTODO TEACCH” proporciona atividades simples que podem ser criadas com material diversos, adaptando conforme a necessidade de cada educando, provocando assim inúmeros benefícios nas áreas de linguagem, comportamento, comunicação e habilidades escolares.

A atividade proposta é trabalhar relação número/quantidade de 1 a 5 com crianças com TEA de quatro anos em SRM, utilizando o Teacch. Primeiramente mostrar o numeral e falar o nome dele, depois contar utilizando a figura e também as mãos, e por último solicitar ao aluno que preenchas os espaços utilizando matérias concretos disponíveis (pegadores, números de papel plastificados e tampinhas de garrafas pet) relacionando número à quantidade.

Conforme as figuras abaixo:




Cabe ao professor do AEE utilizar métodos visuais concretos para ensinar conceitos numéricos, explorar a atividade conforme o nível do aluno. Se o mesmo ainda não conhece os números, entregue cada número na mão dele ajudando a colocar no local indicado e falando o nome, relacionando assim, o número com a quantidade. A ideia é que as crianças consigam aprender de um modo divertido, pois os jogos constituem um recurso privilegiado para a aprendizagem e, quando bem utilizados, ampliam possibilidades de compreensão através de experiências significativas, e utilizar material concreto e lúdico facilita na aprendizagem do aluno com autismo.


Referências:


BEZ. Maria Rosangela. Linguagem e Comunicação. In: Curso de Atendimento Educacional Especializado. Disciplina: AEE E TGD. 2014.

___________________ Comunicação Alternativa e TEA. In: Curso de Atendimento Educacional Especializado. Disciplina: AEE E TGD. 2014.

____________________ Recursos Tecnológicos de Apoio para
TEA.  Curso de AEE - UFC. Disciplina: AEE E TGD. 2014.

BOSA, C. A.  Autismo: atuais interpretações para antigas observações. In: Claudio Baptista; Cleonice Bosa. (Org.). Autismo e educação: atuais desafios. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.Descrição: suco detox

5 comentários:

  1. Parabéns Rosemary!!! Além de ser a primeira da turma a postar, seu texto está bem escrito e contém os elementos essenciais acerca dessa tecnologia em prol do desenvolvimento das pessoas com autismo. Adorei !!!

    ResponderExcluir
  2. Rosemary, o “MÉTODO TEACCH” é bastante interessante para trabalhar a interação do aluno com autismo. Além do mais é uma atividade simples que promove grande conhecimento e com material de fácil. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Rosemary,muito bom seu texto sobre o uso do método TEACCH com crianças autistas. Você mostra como é possível trabalhar a relação número/quantidade de forma fácil, simples e accessível ao nível das crianças.
    Parabéns!!
    Lena.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom teu texto e esse método nos mostra que a simplicidade surte efeito basta se ter criatividade e vontade para que o objetivo seja alcançado.Parabéns!!!!!!!!
    Abraços, Katiçuane.

    ResponderExcluir
  5. Olá Rosemary!

    O material descrito está de acordo com o público a que se destina.
    Abraços fraternais,
    Waldenice

    ResponderExcluir