Rosemary Lins Wanderley de Barros
Recife, 28/06/2014.
Na construção de um sistema educacional inclusivo o
Atendimento Educacional Especializado - AEE, é uma das inovações trazidas pela
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
(2008).
No trabalho do AEE, é necessário que o
professor não se prenda a “modelos” como o sr Palomar, no
texto “ o modelo dos modelos” de Italo Calvino, pois o professor do AEE exerce
um papel importante na construção do conhecimento do aluno e o trabalho a ser desenvolvido na Sala de Recursos
Multifuncional- SRM deverá partir dos interesses, necessidades e dificuldades
de aprendizagem específicos de cada aluno, oferecendo subsídios
pedagógicos, contribuindo para aprendizagem dos conteúdos na classe
comum e, utilizando-se ainda de metodologia e estratégias diferenciadas,
objetivando a valorização do aluno.
Quando o sr Palomar “apagar
da mente os modelos e os modelos dos modelos” ver o aluno como singular
e a ação do professor na SRM deve centrar-se na atenção aos aspectos que podem
potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno com deficiência,
objetivando também eliminar as barreiras que dificultam a aprendizagem desse
aluno.
Assim o professor do AEE através das etapas do estudo de
caso, será capaz de construir um perfil do aluno e elaborar um Plano de AEE de acordo com as especificidades do mesmo. Para construí-lo o professor precisa
ter clareza sobre a natureza do problema apresentado pelo estudante. Nele serão
oferecidas propostas a serem desenvolvidas com o aluno, organização do
atendimento, adequações de materiais a serem produzidos e adquiridos, o tempo estimado que
passe na SRM, parceiros, como o professor da sala de aula, entre outros elementos. O Plano, portanto, deverá ser constantemente revisado e atualizado,
buscando-se sempre o melhor para o aluno e considerando que cada um deve ser
atendido em suas particularidades, visando sua autonomia na
escola e em outros espaços de sua vida social.
Referências:
CALVINO, Italo -
Texto: O Modelo dos Modelo.
RAPOLI,E.;MANTOAN,M.T.;SANTOS,M.T.;MACHADO,R.;
-A Educação Especial na Perspectiva da Educação Escolar- A Escola Comum
Inclusiva- ME/SEE/UFC- Brasília.2010
Olá Rosemary!
ResponderExcluirAprender com a escrita de outros seres humanos, fortalece a nossa prática docente.
Abraços fraternais,
Waldenice