sábado, 23 de novembro de 2013

Descrição de Cartum



Descrição de Cartum




Legenda: O Cartum de Zero - O Assalto

Descrição: O cartum O Assalto mostra em um lugar aberto um jornalista de óculos, totalmente calvo e de barba feita, segurando um microfone na mão esquerda que se encontra próximo a cintura, vestindo uma camisa de manga comprida amarela, uma gravata azul clara e calça marrom clara. Calçando sapatos da cor marrom e meias da cor branca. Ao seu lado tem o câmara que é um homem totalmente calvo e de barba feita, com um cigarro na boca, usando camisa vermelha e calça azul clara. Calçando sapatos da cor marrom e meias da cor branca. Na sua mão esquerda que se encontra na altura da cintura segura seu instrumento de trabalho que é a câmara filmadora. Em frente aos dois esta um homem com um curativo no rosto, também totalmente calvo e de barba feita, com a mão direita engessada e na tipoia, vestindo camisa de cor azul claro, gravata vermelha e calça amarela. Calçando sapatos da cor marrom e meias da cor branca.
O reporte diz para o homem:
- Sabemos que o sr. foi assaltado mas só podemos entrevistar pessoas que levaram mais de 3 tiros...




Vídeo com Audiodescrição: OS MELHORES ANOS DE CACO

Vídeo com audiodescrição: OS MELHORES ANOS DE CACO



 Os Melhores Anos de Caco - capa do DVD

Aconteceu no dia 8 de junho de 2008 a primeira sessão de audiodescrição do cinema nacional foi à inclusão saindo do papel.
O vídeo com audiodescrição permite que o usuário receba a informação contida na imagem ao mesmo tempo em que esta aparece, possibilitando que a pessoa desfrute integralmente da obra, seguindo a trama e captando a subjetividade da narrativa, da mesma forma que alguém que enxerga.
O vídeo Os Melhores Anos de Caco - da Sony com audidescrição é uma sugestão de atividades para ser assistido por alunos com deficiência visual juntamente com alunos vidente por ser uma história infantil que narra à trajetória do sapo que sai do lugar que mora pela primeira vez e iniciou uma aventura que mudou sua vida.
Caco é um sapo adorável e singular que gosta de se divertir com seus melhores amigos anfíbios, Goggles e Croaker. Caco adora o brejo, mas fica imaginando o que deve haver além da grama alta que o circunda. Quando Goggles é pego por um dono de loja de animais, Caco e Croaker pulam em ação, deixando o brejo para resgatar seu amigo. Com a ajuda de um cachorro sábio chamado Pilgrim, Caco e Croaker descobrem que o mundo lá fora é muito maior, estranho, perigoso, mas também maravilhoso, do que eles imaginavam. Eles encontrarão Goggles a tempo? Eles retornarão ao brejo? Você descobrirá neste filme de ação.
É uma divertida historia de aventura onde iremos aprender, através do desenho animado, como é bom ter amigos e que muitas vezes dependemos da ajuda deles para vive no nosso dia a dia. Levando isso para a vida escolar, que o aluno com deficiência visual possa conta com a ajuda dos outros alunos através da interação, participação e socialização para que tenha oportunidade de confrontar suas hipóteses e organizando seus pensamentos, desenvolvendo assim suas habilidades cognitivas. E a inserção de recursos de audiodescrição representa  a produção de uma cultura de valorização das diferenças.


Ficha Técnica
·         Tipo de DVD: Desenho Animado
·         Gravadora: SONY PICTURES
·         Audiodescrição: Iguale Comunicação de Acessibilidade
·         Onde comprar: Lojas Americanas.


Fonte de pesquisa: 

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

DOMINÓ METADES

 DOMINÓ METADES






O Dominó Metades é um jogo composto de 28 peças em MDF, com metades de animais para serem unidas. O dominó pode ser utilizado tradicionalmente, ou seja, as peças distribuídas entre os participantes. Após a colocação da primeira peça, cada participante na sua vez, tentará colocar uma peça que se encaixe com a anterior, montando o animal.
O mesmo pode ser usado pelo professor do AEE uma vez que é um jogo de percepção visual e orientação espacial que estimula a criança com DI a reconhecer e montar os animais conhecidos, como também conhecer outros animais pela imagem a partir da junção de duas peças.
Incentivar as crianças a reconhecer as figuras e dizer seus nomes, propor que invente uma historia envolvendo algum dos animais, conversar e perguntar sobre o animal através de questões, como:
·         Onde Vive?
·         Do que se alimenta?
·         Como é sua voz?
·         Vamos imitar?
·         Que cor ele tem?
·         Qual é seu tamanho real?
·         Pode esse animal viver em casa?
·         Tem asas, tem pelos ou penas? Entre outras.
 São algumas das intervenções que a professora do AEE pode fazer para estimular o aluno a falar e interagir com o jogo, bem como para a aprendizagem sobre os animais de uma forma lúdica.



Rosemary Lins Wanderley de Barros
17/10/2013

Fonte:
portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Recurso de Tecnologia Assistiva





TESOURA MOLA

Muitas são as dificuldades que distanciam as pessoas com deficiência do acesso à educação e de uma vida de inclusão. É nesta questão que atua a chamada tecnologia assistida.
Assim a tesoura mola, que é uma tesoura sem ponta adaptada com mola e arame revestido, é um recurso da tecnologia assistida, utilizada para melhorar as habilidades motoras dos indivíduos com deficiência física, com possibilidade de ajuste para resistir a pressão para mão direita ou esquerda. É usada para treino de corte e recorte de papel, o efeito mola tornar mais fácil a abertura da tesoura com pouco uso de força.
 A mesma facilita a coordenação, uma vez que a tesoura praticamente mantém-se aberta, como também o aprendizado,  Possibilitando ao aluno sua autonomia e participação nas atividades pedagógicas juntamente com os colegas de turma. Ou seja, fazendo com que ele realize tarefas como as de seus colegas, sendo assim a tesoura mola será o meio pelo qual esse aluno possa fazer do seu jeito e assim ele se tornará protagonista de sua história, ativo no seu processo de desenvolvimento e aquisição de conhecimentos.

REFERÊNCIAS:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Inclusão: revista da educação especial, v. 4, n 1, janeiro/junho 2008. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

MACHADO, Rosângela. Educação especial na escola inclusiva: políticas, paradigmas e práticas. São Paulo: Cortez, 2009.

http://www.aee2010.ufc.br/aee/cursos/diretorio/leituras_211_23///AEE_DF_1aS_2007_AEE_-_Deficiencia_Fisica.pdf







sábado, 3 de agosto de 2013

O professor no Atendimento Educacional Especializado – AEE

Na construção de um sistema educacional inclusivo o Atendimento Educacional Especializado - AEE, é uma das inovações trazidas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008).
No trabalho do AEE, o professor exerce um papel importante na construção do conhecimento do aluno. O aluno com deficiência constrói conhecimentos exercitando sua atividade cognitiva que é estimulada pela intervenção intencional desse professor. A gestão dos processos de aprendizagem consiste na organização de situações de aprendizagem nos espaços das Salas de Recurso Multifuncional, bem como na interlocução com o professor do ensino comum.
A ação do professor na sala de RM deve centrar-se na atenção aos aspectos que podem potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno com deficiência, objetivando também eliminar as barreiras que dificultam a aprendizagem desse aluno. Para potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno com deficiência, o professor poderá usar recursos de baixa e alta tecnologia, selecionar e produzir materiais.
Assim o Atendimento Educacional Especializado – AEE tem por objetivo ampliar o ponto de partida e de chegada do aluno em relação ao seu conhecimento. Não se atém a solucionar os obstáculos da deficiência, mas criar outras formas de interação, de acessar o conhecimento particular e pessoal. É de caráter educacional, mas ao contrário da escola que trabalha o saber universal, o AEE trabalha com o saber particular do aluno, aquilo que traz de casa, de suas convicções visando propiciar uma relação com o saber diferente do que possui ampliar sua autonomia pessoal, garantir outras formas de acesso ao conhecimento como por exemplo, uso de tecnologia, uso de diferentes estratégias de pensamento, entre outros.

A partir da apuração do estudo de caso, através de entrevistas com o docente da escola comum, dos familiares, das observações na dependência da escola, importantes para detectar as necessidades e dificuldades no seu processo de ensino e aprendizagem. Faz-se um Plano de Atendimento Educacional Especializado. No Plano de AEE serão oferecidas propostas a serem desenvolvidas com o aluno, organização do atendimento, material a se trabalhado, produtos a serem produzidos e adquiridos, sugestão para a avaliação dos resultados e reestruturação do plano que possa apontar novas parcerias, segundo suas capacidades, como também o tempo estimado que passe na sala de RM. Esse atendimento tem funções próprias do ensino especial, as quais não se destinam a substituir o ensino comum e nem mesmo a fazer adaptações aos currículos. Também vale lembrar que o AEE não é um reforço escolar, e que o professor acompanhe a trajetória acadêmica de seus alunos para que o mesmo atue com autonomia na escola e em outros espaços de sua vida social.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Coleção "A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar"


Coleção "A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar"

A coleção pode ser acessado no site da SECADI:

Localize SECADI entre as SECRETARIAS listadas no lado direito do Portal
Clique no botão PUBLICAÇÕES
Clique no link EDUCAÇÃO ESPECIAL
Encontrará vários materiais disponíveis para pesquisa. Para o nosso
curso, localize:

Cada fascículo pode ser baixado no computador pessoal clicando sobre o
mesmo com o botão direito do mouse e, depois, descompactando. Para
descompactá-lo, localize o arquivo que foi baixado em seu computador
(extensão.zip) e clique sobre o mesmo com o botão direito do mouse,
 opção EXTRAIR TUDO.

Será disponibilizada a versão em PDF e em MEC DAYSE. Ao todo são dez fascículos:

Fasc_01_-_A_escola_comum_inclusiva
Fasc_02_-_O_AEE_para_alunos_com_deficiência_intelectual
Fasc_03_-_Os_alunos_com_deficiência_visual_baixa_visão_e_cegueira
Fasc_04_-_Abordagem_bilíngue_na_escolarização_de_pessoas_com_surdez
Fasc_05_-_Surdocegueira_e_deficiência_múltipla
Fasc_06_-_Recursos_pedagógicos_acessíveis_e_comunicação_aumentativa
Fasc_07_-Orientação_e_mobilidade,_adequação_postural_e_acessibilidade
Fasc_08_-_Livro_Acessível_e_informática_acessível
Fasc_09_-_Transtornos_globais_do_desenvolvimento
Fasc_10_-_Altas_habilidades_-_Superdotação

Vídeos sobre a tecnologia


O vídeo de Rafinha montra que a sua geração  nasceu diante da nova cultura: a cultura digital, e muito diferente da nossa época,  hoje  precisam apenas de um clique para pesquisar,  conversar, com qualquer pessoa de qualquer país, fazer novos amigos ,compartilhar em tempo real as informações do mundo,  comprar  com a maior facilidade.
O mundo hoje muda numa velocidade que de num instante ao outro nasce milhares de novas informações e temos que ficar atentos para os novos desafios. Sei que devemos seguir conforme o crescimento da tecnologia, mas espero que a nova geração (meu filho, sobrinhos e alunos) cresçam  sem esquecer de ler um bom livro.
 Help Desk na Idade média é um vídeo muito divertido, que conta a história de um monge que acostumado com textos em rolagem, pergaminhos, tem grandes dificuldades para manusear um recém invento:  um livro. Então chama o suporte para dá instruções sobre o novo sistema, pois tudo que é novo trás insegurança. Trazendo o vídeo para minha prática estou enfrentando as novas tecnologias, do século XXI,  e são grandes as dificuldades diante das novas ferramentas, mas tenho que aprender a virar a página e perceber que esta mesma página não irá se perder e poderá se acessada novamente.
 

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Documentos Legais que definem a Educação Especial


  • Resolução N° 4, de 2 de outubro de 2009, que institui diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado n aeducação básica, modalidade educação especial.
  • Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria n° 555/2007, prorrogada pela Portaria n° 948/2007, entregue ao Ministro da Educação em 07 de janeiro de 2008.
  • Decreto 7.622 de 17 de novembro de 2011, que dispõe sobre a educação especial, o atendimento especializado e outras providências.

Pesquisa sobre Educação Especial


O texto de Selma Carvalho comemora o aumento de crianças inclusas em sala regulares nos últimos anos, segundo o “ Censo Escolar”,   explica  um pouco sobre as salas de recursos multifuncionais e como a mesma funciona na Educação Inclusiva, e espera que  a implantação de novas salas de fato ocorra ainda este ano para absolver cerca de 190 mil estudantes.      
É de suma importância ler o texto da autora para uma melhor ampliação dos nossos conhecimentos, uma vez que a  mesma mostra sua rica contribuição sobre o tema:  Salas de Recursos Multifuncionais.                    

Referência Bibliográfica:
Selmamcarvalho.blogspot.com/sala-de-recursos-multifuncionais/  

Um pequeno relato sobre Curso a distância


Um pequeno relato sobre Curso a distância
Rosemary Lins Wanderley de Barros
Recife- PE    
26/04/2013



         A EAD alcançou uma rápida expansão no séc. XX, sobretudo a nível de estudos superiores, auxiliando assim alunos que mora distante dos grandes centros urbanos, neste caso o ensino é fornecido de forma equivalente em todos os lugares incluindo toda a sociedade,  pois o conhecimento hoje é fundamental para o ritmo que a globalização impõe sobre o indivíduo.
         O ensino a distância beneficia o discente a partir do contexto em que o mesmo pode optar em escolher um melhor horário para estudar mediante as suas disponibilidades de tempo. Assim o aluno tem a oportunidade de, sem sair de casa ou do trabalho, estar em um ambiente de ensino voltado ao seu contexto.
No EAD faz-se necessário também encontros presenciais, onde os estudantes irão socializar seus conhecimentos unindo teorias e práticas vivências, sendo então esses momentos de bastante importância para os alunos, uma vez que aprendizagem passa a acontecer de forma interativa, favorecendo então um ensino enriquecedor. Vale salientar que para que o aluno venha a participar do ensino a distância, é necessário que o mesmo tenha acesso a tecnologia (computador, internet) e esteja adaptado a mesma.
Para Moran (2003) a educação a distância e o processo de ensino aprendizagem mediador por tecnologias, onde os grupos envolventes estão separados temporalmente. Portanto o cursista tem que ter estratégia, curiosidade e domínio sobre a navegação virtual, pois a tecnologias é parte integrante de nosso cotidiano, nesse curso.
Finalizo sugerindo que no curso a distância que estamos fazendo possamos compartilhar; conhecimentos, culturas, preocupações, realizações e dúvidas, e junto construímos um BOM CURSO.